22 / 03 / 2017 - 10h29
SEBRAE realiza palestra “Piscicultura como Oportunidade de Negócio” em São João do Arraial
A prefeitura municipal de São João do Arraial por meio da Secretaria Municipal de Agricultura, reuniu dezenas de pequenos e médios piscicultores de São João do Arraial na manhã desta terça-feira (21), para uma palestra com o consultor Paulo Alexandre Cruz, do SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). A palestra aconteceu no auditório da Câmara Municipal de São João do Arraial.

O evento foi coordenado pelo Secretário Municipal de Agricultura, Miguelzinho Rodrigues (PT). O secretario vem se destacando à frente da secretária com diversas ações voltadas para os pequenos produtores rurais e empreendimentos ligados a piscicultura, com o objetivo de gerar renda para as famílias de São João do Arraial.
Miguelzinho relata que atualmente o município possui cerca 50 produtores de pequeno e médio porte produzindo pescados devidamente cadastrados na secretaria de agricultura e vários outros iniciando novos projetos de produção com investimentos próprios, que dependem em muito de assistência técnica especializada, capacitações e informação de qualidade para produzir com quantidade e qualidade.
A prefeita municipal Vilma Lima (PT) também participou do evento, acompanhado do ex-prefeito João Zilton e dos secretários municipais: Abdoral Melo, da Administração; Alcioneide Lopes, da Saúde; Hélio Santana, da Infraestrutura e Izael Manin do SAAE. Também esteve presente o Diretor da EFA COCAIS, o Eng. Agrônomo João Silvestre, com um grupo de alunos, alguns com envolvimento com a área da piscicultura.
O ex-prefeito João Zilton, que também é Piscicultor, aponta como um dos principais gargalos para a produção local, o alto custo dos insumos e o baixo conhecimento dos produtores. Zilton destaca ainda, que em sua gestão como prefeito municipal foi trabalhada uma Lei Municipal pioneira no país, que permitiu a prefeitura municipal adquirir localmente produtos, como: legumes, frutas e carnes, inclusive de peixe, para serem usados na alimentação escolar dos alunos da rede municipal, gerando renda e cidadania para dezenas de produtores.
Já a prefeita Vilma Lima, destaca a parceria com o SEBRAE e outras instituições como forma de apoiar os produtores com informação de qualidade, qualificação e apoio aos produtores para promover o aumento da produção de pescados no município em quantidade, qualidade e preço para o consumidor, e usar a produção como motor de desenvolvimento e geração de renda para as famílias.

Ao final da palestra, a Secretaria de Agricultura e o SEBRAE realizaram o cadastramento dos 51 produtores presentes na reunião, que serão encaminhados através da prefeitura municipal para o SEBRAE solicitando consultoria especializada na área de apicultura para os produtores.