Ponto de Cultura "Arte em Toda Parte"

O Ponto de Cultura “Arte em Toda Parte” é uma conquista da juventude apaixonada por cultura da cidade de São João do Arraial, através da Associação Cultural da Capital dos Cocais (ASCOCAIS), reconhecido pelo Ministério da Cultura por meio da Portaria nº 30 de 3 de maio de 2016, publicado no Diário Oficial da União nº 84, de 4 de maio de 2016.
 
O Ponto de Cultura “Arte em Toda Parte”, é parceiro da Prefeitura Municipal de São João do Arraial em diversas ações de cultura realizados pelo município como o Festival Cultural dos Cocais. Ponto de Cultura também é articulador e apoiador de grupos como: Grupo Cultural Junina Babaçu Iluminar, Grupo Cultural Tambor de Crioula, Grupo Raizes de Capoeira.
 
Os Pontos de Cultura foram instrumentos pensados pelos governos Lula e Dilma para promover uma agenda de diálogos e de participação entre as comunidades e territórios, em especial os segmentos sociais mais vulneráveis. Trata-se de uma estratégia política cultural que, ao ganhar escala e articulação com programas sociais do governo e de outros ministérios, pode partir da Cultura para fazer a disputa simbólica e econômica na base da sociedade.
 
Esta base social também se amplia para outros segmentos sociais, alcançando os setores médios, em especial a juventude urbana, periférica, universitária, jovens artistas, novos arranjos econômicos e produtivos, toda uma nova economia que vem sendo inventada e experimentada daqueles que encontram no fazer cultural uma alternativa de trabalho, vida e inserção social.
 

PortFólio: