Banco dos Cocais

Banco Comunitário dos Cocais, é um empreendimento popular voltado ao fortalecimento da economia local através da concessão de crédito popular a micro a pequenos empreendedores de São João do Arraial, promovendo assim, o fortalecimento do comércio e da economia local e a valorização dos grupos de produção locais, gerando renda e cidadania para o povo de São João do Arraial.
 
Os Bancos Comunitários são importantes por favorecer um processo de inclusão e transformação social, com linha de crédito para estimular a produção local, é certo que quanto maior for o número de famílias beneficiadas no município, maior será a riqueza gerada localmente e maior o número de empreendedores locais. Isso favorece a população gerando trabalho e renda.
 
O Banco dos Cocais foi o primeiro banco comunitário a ser implantado no Estado do Piauí, inaugurado em 12 de Dezembro de 2007, por ocasião do aniversário da cidade de São João do Arraial como um empreendimento inovador e pioneiro. 
 
O COCAL é moeda local circulante do Banco dos Cocais criada juntamente com o banco ajudar a fortalecer a economia local através da concessão de microcréditos solidários à comunidade. Atualmente o banco também atua como correspondente bancário da Caixa Econômica Federal, inclusive prestando serviços à administração pública para pagamento de benefícios servidores municipais.
 
Sua gestão e controle são feitas por meio de várias organizações da sociedade civil, através do COCAIS (Centro de Organização Comunitária e Apoio a Inclusão Social), que engloba entidades como:  Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais, associações comunitárias, veadores, comerciantes, igrejas, mulheres quebradeiras de coco, grupos de produção em economia solidária, Prefeitura Municipal, Ponto de Cultura.
 

Conheça mais o Banco dos Cocais